TED DABNEY, COFUNDADOR DA ATARI, MORRE AOS 81 ANOS

A informação veio por meio do perfil pessoal do Facebook de Leonard Herman, historiador de videogames e amigo próximo de Dabney. “Seu legado permanecerá vivo por muito tempo!”, escreveu.

No ano passado, o Eurogamer revelou que Dabney havia sido diagnosticado com câncer de esôfago e optou por não procurar tratamento médico.

Em 1971, Ted Dabney e Nolan Bushnell trabalharam juntos para criar a empresa de engenharia Syzygy, onde eles desenvolveram e lançaram o primeiro video game arcade comercialmente disponível, o Computer Space. A empresa mais tarde continuaria como Atari, que fez um grande sucesso com o lançamento de Pong, estabelecendo a companhia como uma das maiores bases da indústria.

Depois de desacordos administrativos com Bushnell, Dabney deixou a Atari em 1973. Ainda que sua presença na cena dos videogames tenha sido reduzida, Dabney apareceu em várias entrevistas desde sua saída, incluindo um episódio do podcast Retro Gaming Roundup, em 2010. Alguns dos componentes do circuito de vídeo de Dabney usados ​​na criação do Computer Space foram posteriormente reutilizados para criar Pong, solidificando sua importância para a indústria.

Fonte IGN

Ricardo, conhecido como TioZero, é carioca, produtor de conteúdo no YouTube, Influenciador Digital e Live Streamer. Sempre foi apaixonado por Star Wars, séries, filmes, games e tecnologia. Também adora compartilhar no GameplayRJ seus achados e curiosidades sobre o mundo dos games.

Comentários

comentários