Shazam: easter eggs e bilheteria

Confira as referências e a bilheteria do longa da Warner Bros/DC

Shazam! é o longa mais incrível do Universo expandido da DC Comics (leia nossa crítica aqui) com produção da Warner Bros. O filme estreou essa semana por aqui e lá fora e já fez 53 milhões de dólares nos EUA e as projeções para o mercado internacional estão em torno de 150 milhões de dólares para o final de semana. Aqui no Brasil o filme fez 5 milhões de dólares. Aproveitando a ocasião a atriz Gal Gadot, que interpreta a Mulher Maravilha, fez uma homenagem ao filme e ao seu colega Zachary Levi, protagonista do filme. Confira a imagem direto do seu Instagram oficial:

“Shazaming! o mundo!!! Parabéns pela semana de abertura! Este filme é tão divertido, vocês todos tem que ve-lo! Muito orgulhosa de você @zacharylevi! Bem vindo ao universo irmão! Nós estamos aguardando por você. Celebrando você de 8000 pés de altura.

E por falar em homenagens, confira a seguir uma lista dos famosos easter eggs e aparições importantes de personagens do longa. E claro, se você não viu ainda o longa, pare por aqui, pois eles contém spoilers:

1) Aquaman

Freddy Freeman (Jack Dylan Grazer), irmão adotivo de Billy Batson, o alter ego do herói é fã do Rei da Atlântida. Durante o filme nós podemos ver o garoto usando camisetas com o logo de Aquaman e na segunda cena pós crédito ele checa se Shazam desenvolveu o poder de se comunicar com os peixes usando um peixinho dourado sem sucesso.

2) Batman

Freddy também é obcecado por outros heróis como Batman. Ele tem também usa camisetas do personagem, uma mochila e até possue um batarangue em seu quarto. O Homem Morcego também é mencionado quando eles tentam conseguir um empréstimo para comprar um esconderijo que se parece muito com a Batcaverna. Finalmente podemos ver bonecos do Batman sendo atirados no Dr. Sivana quando Shazam foge dele passando por uma loja de brinquedos. Na mesma loja também é possível ver o traje robótico do Comissário Jim Gordon em um dos arcos nos quadrinhos da fase Novos 52 escrito por Scott Snyder. Interessante que muita coisa do próprio longa é baseado nas histórias da mesma fase nas hqs.

3) Superman

Mais um herói da obsessão de Freddie, aparecendo na coleção do garoto em um artigo de jornal do Superman de Richard Donner, intitulado “Caped Wonder Stuns The City” (“Maravilha Encapuzada choca a cidade”). Também pode ser visto um artigo da revista Time com a invasão do General Zod de longa Homem de Aço. Freddy também tem uma bala amassada após ricochetear em Superman, que é mencionada várias vezes. Além disso, durante o filme o personagem é referido várias vezes em relação a descoberta de poderes por Shazam, principalmente no caso do voo. Mas o mais bacana é o final épico em que Superman vem ao encontro de Freddy na escola, ao som do tema de John Williams. E mais! O pai do Dr. Sivana é interpretado por ninguém menos que John Glover, que fez o papel de pai de outro grande vilão da DC, Lionel Luthor, em Smallville.

4) Watchmen

Um dos melhores quadrinhos de todos os tempos e que também virou longa em 2009, é mencionado durante o longa. Quando Billy se encontra na sala da assistente social após enganar os policiais no começo do longa é possível ver canecas, pins e outras coisas em sua mesa que o diretor já admitiu ser uma referência a icônica smiley face recorrente durante a hq.

5) Shazam clássico

Durante o filme é possível ver algumas referências aos quadrinhos clássicos do herói, apesar de grande parte do longa ser baseado nos arcos mais recentes das hqs. A primeira é o nome da escola Fawcett Central High School, uma referência à Fawcett Comics, a primeira editora a publicar as aventuras do herói. Outra referência clássica é a expressão “Holy Moly!” dita algumas vezes durante o filme, como quando o herói tenta segurar o onibus que sai fora da pista devido a um de seus próprios raio. Por aqui a expressão teve várias traduçãoes, tais como “Diacho!” nos anos 90 quando o herói teve revista própria pela Editora Abril. Também é possível ver frequentemente um tigre, que é inclusive é o prêmio que o menino Billy pede a sua mãe no jogo de dardos. Já no final, na batalha da Família Marvel contra o Dr. Sivana vemos uma garotinha com um tigre. Trata-se de uma referência ao Sr. Malhado (Tawky Tawny, no original) , personagem recorrente nas histórias do herói. O personagem estreou em Captain Marvel Adventures #79, em 1947, na história “Captain Marvel and the Talking Tiger” (Capitão Marvel e o Tigre Falante). O personagem já teve várias versões, mas o seu visual é recorrente, um tigre antropomorfizado, que age como consciência ou guia para o herói e a Família Marvel.

6) Ace Chemicals

Próxima ao galpão que Freddy treina Billy é possível ver o nome Ace Chemicals. Nos quadrinhos, em muitas versões, a Ace Chemicals é a fábrica de produtos químicos onde ocorre a transformação do Coringa.

7) Adão Negro

Enquanto o filme do vilão, que segue associado ao nome de The Rock, não chega nas telonas, há uma referência a esse inimigo clássico de Shazam. Quando o Mago Shazam está explicando a Billy a necessidade da escolha de um novo Escolhido como seu sucessor, já que seu aprendiz foi corrompido eras atrás. Trata-se de Adão Negro, arquiinimigo do herói, que já foi exatamente o que descrito no filme, mas já teve versões de um vilão em busca de redenção. Com o tempo o personagem se tornou um dos grandes vilões do Universo DC.

8) Sr. Cerébro

Um dos melhores easter eggs do filme, o Sr. Cerébro aparece desde que a câmera adentra a Pedra da Eternidade em uma redoma. Após o ataque do Dr. Sivana ao lar do Mago Shazam, pode-se notar a redoma quebrada. E a cereja do bolo é quando o Sr. Cerébro aparece em pessoa para visitiar o Dr. Sivana em sua cela. O Sr. Cerébro (Mr. Mind, no original) é um supervilão criado originalmente para as aventuras de Shazam quando ele ainda pertencia à Fawcett Comics. Criado por Otto Binder e C.C. Beck, o Sr. Cerébro aparece pela primeira vez em Captain Marvel Adventures #22, somente como voz. Depois sua verdadeira forma foi revelada em Captain Marvel Adventures #26, ambas de 1943. Um dos principais do Capitão Marvel, nome original de Shazam, O Sr. Cerebro é um verme alienígena de 5 cm de alta inteligência e poderes telepáticos. Nos quadrinhos o vilão executa seus planos através da Sociedade dos Monstros do Mal (The Monster Society of Evil), um dos primeiros times de supervilões compostos por vilões que o herói já havia lutado previamente. A cena pós crédito indica que na sequência de Shazam, provavelmente o vilão será explorado. A voz do vilão no longa ficou por conta do próprio diretor, David F. Sandberg.

9) Os Homens Crocodilo

Na mesma mesa da assistente social, que já mencionamos, pode-se ver uma action figure de um crocodilo. Mais no final do filme, quando Shazam e seus irmão abrem uma porta na Pedra da Eternidade para outra dimensão, nós podemos ver vários Homens Crocodilos jogando cartas. Os Homens Crocodilo já fizeram parte da Sociedade dos Monstros do Mal (veja figura acima). Os seres vieram do Planeta Punkus e serviam aos propósitos do Sr. Cerébro. Eles estrearam em Captain Marvel Adventures #22 de 1943. Também podem ser uma referência a Sobek, um vilão mais recente das hqs de Shazam. Sobek apareceu pela primeira vez em 52 #26 em 2006, e foi criado por Geoff Johns, Greg Rucka, Grant Morrison, Mark Waid, Keith Giffen and Pat Olliffe. O vilão foi criado através de modificações genéticas no laboratório do Dr. Sivana e lutou ao lado de Adão Negro em seus planos do vilão e fez parta da Família Marvel Negra, a versão da Família Marvel (veja a seguir) comandada pelo próprio Adão Negro. 

10) Família Marvel

A Família Marvel, agora conhecida como Família Shazam, devido a problemas de direitos autorais com a editora concorrente Marvel, são um grupo de super heróis que surgiram pela primeira vez nas hqs clássica da Fawcett Comics. Criados em 1942 por Otto Binder e Marc Swayze. Inicialmente a família era constituída de Mary Marvel, irmã do heroi, Capitão Marvel Jr., que também era Freddy Freeman, Tio Marvel (Tio Dudley), Hoppy, o coelho Marvel, entre outros. Mais recentemente em 2012, a DC mudou oficialmente o nome para Família Shazam que é constituída por Billy Batson e seus irmãos adotivos Mary Bromfield, Freddy Freeman, Darla Dudley, Pedro Peña e Eugene Choi. É esta versão incrível que foi uma das melhores surpresas do filme, felizmente deixada de fora dos trailers. Compartilhando os poderes do Mago Shazam os heróis detem cada um, uma parte dos poderes do Escolhido.

E assim, terminamos essa lista. E você? Viu mais algum? Deixe nos comentários. E fiquem de olho para mais novidades de filmes e quadrinhos aqui mesmo no GamePlay RJ.

Químico, pai e professor no mundo real, Felipe, vulgo Nerd sempre foi apaixonado por quadrinhos,cinema e TV. Também adora escrever e discutir sobre os temas nas horas vagas, o que o trouxe a GameplayRJ, sua morada na internet.

Comentários

comentários