Prefeito do RJ manda recolher hqs na Bienal

Confira a polêmica ocorrida na Bienal do livro do RJ 2019

A comunidade nerd da internet foi tomada de surpresa, ontem, 05 de setembro, com a divulgação da ordem do prefeito Marcelo Crivella para recolher a hq Vingadores: A Cruzada da Crianças, na Bienal do Livro do Rio de Janeiro 2019. Tudo começou quando uma mulher que visitou o evento se sentiu ofendida pela hq conter um beijo entre dois personagens homossexuais da história. De acordo com ela o teor era “ofensivo para as crianças”. O tweet da referida mulher viralizou nas redes sociais e Whatsapp e o prefeito resolveu tomar tal atitude. Confira o tweet:

A bienal repudiou a ação, dizendo inclusive que haveria programação voltada para o público LGBTQ+ e se recusou a recolher o material. Hoje, por volta da meio dia, policiais foram ao evento para fiscalizar, mas ao que tudo indica pela notícias divulgadas a hq já estava esgotada. Hoje o prefeito voltou ao twitter declarando que as edições não divulgavam o teor do conteúdo:

A polêmica história foi publicada no volume 66 da Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel, da editora Salvat, em 2016. Assim, as edições à venda eram encalhe da editora comercializada em diversos estandes. A obra também já havia saído por aqui em dois volumes em Os Vingadores Especial, pela Panini, em 2012. E ambas derivam da minissérie original em nove edições publicada nos EUA pela Marvel intitulada Avengers: The Children’s Crusade, de 2010. Até então não houveram situações desse tipo, mesmo porque exceto um beijo dos personagens durante a história, o seu teor não é adulto ou LGBTQ+ que você confere a seguir:

Vale citar que existe uma classificação indicativa para todo material literário publicado aqui no Brasil. De qualquer forma, é uma pena, pois nada assim havia ocorrido em 36 anos de história da Bienal no Rio de Janeiro. Fiquem ligados para mais notícias sobre quadrinhos, a qualquer momento, aqui no GamePlay RJ.

Químico, pai e professor no mundo real, Felipe, vulgo Nerd sempre foi apaixonado por quadrinhos,cinema e TV. Também adora escrever e discutir sobre os temas nas horas vagas, o que o trouxe a GameplayRJ, sua morada na internet.

Comentários

comentários