Microsoft larga de vez suporte para Kinect

O último produto de apoio ao periférico do Xbox não está mais sendo produzido.

Oficialmente, o Kinect “morreu” em Outubro, quando a Microsoft anunciou que o periférico não seria mais produzido, mas ainda era possível achar unidades que sobraram nas lojas e utilizá-las com os consoles. Isso mudou agora, pelo menos para donos de um Xbox One.

A Microsoft utiliza um conector proprietário para o Kinect, o que torna o adaptador o único jeito de usar o periférico com um Xbox one ou Computador (ao custo de uma entrada USB). Com o adaptador fora de estoque na loja da Microsoft, no entanto, os preços de adaptadores no mercado estão subindo, ao passo que revendedores buscam se aproveitar da situação para ter maior lucro na venda do equipamento.

A decisão da Microsoft de largar o Kinect não é surpreendente, não por motivos de popularidade do console, mas pela tecnologia utilizada. O sensor do Kinect vem de uma patente da empresa Primesense, sendo que a Microsoft apenas licenciava a tecnologia. O problema é que a Primesense foi comprada pela Apple, que queria a tecnologia para o scanner que o Iphone X utiliza para, entre outras coisas, o reconhecimento facial que o celular usa para segurança.

Assim, o Kinect está indo de “morto” para obsoleto, sendo que com as próximas gerações de consoles ele deva se tornar inutilizável, com a Microsoft não tendo o que ganhar por manter o suporte para o equipamento, nem tampouco a tecnologia para continuar produzindo o Kinect por conta própria.

Thiago “Idiotando”
Thiago é um ilustrador e animador, trabalhando como freelancer no youtube e no canal Idiotando. Viciado desde criança em quadrinhos, filmes e games, esses interesses trouxeram ele até o GameplayRJ.

Comentários

comentários