JOGAMOS | FAR CRY 5

Quando pensamos em Far Cry sabemos que encontraremos mapas gigantes, vilões intensos e uma liberdade repleta de caos e destruição mas em Far Cry 5 a Ubisoft conseguiu ir além.

A trama principal de Far Cry 5 é focado em Joseph Seed, o líder do culto Portão do Eden que tem a ajuda dos seus três irmãos, John, Faith e Jacob onde cada um tem uma função e um “pedaço” do mapa para tomar conta.

O culto Portão do Eden é uma análise indireta (e alguns momentos bem diretas) à situação atual dos Estados Unidos, mas todas elas bem contextualizadas em um país que acabou de passar um ano envolto em todo o tipo de fortes controvérsias. Certos momentos são tão diretos que você até se pega refletindo sobre tantas questões sociais que são abordadas.

O coração dos EUA foi abalado ao longo de meses por muitas questões sociais, raciais, religiosas, políticas e até problemas com os imigrantes. Ali você representa um símbolo de esperança, uma espécie de Xerife dos dias modernos, que cai no meio dessa situação e tenta impedir um lunático de massacrar uma região inteira do país, afinal a população à beira do desespero acredita na falsa justiça profética de Joseph Seed com muitas promessas e ameaças.

Joseph Seed é um vilão digno da série Far Cry, muito intenso, com um senso de justiça questionável, capaz de justificar todo o tipo de crueldade, unicamente focado no seu objetivo e sempre com a certeza que está no caminho correto. Mas não pense que ele é o único, cada um dos irmãos tem uma personalidade muita intensa e bem trabalhada, todos eles acreditam cegamente em Joseph e lutam para que os objetivos de seu irmão sejam alcançados.

John é o mais parecido com Joseph, acredita muito nas palavras do irmão e que ele pode salvar as pessoas através dos seus ensinamentos. Faith é a responsável pela droga “Benção”, ela transforma seus soldados em “Anjos”, que são uma especie de zumbis furiosos. Jacob é o responsável pelo treinamento e o armamento do exército de Joseph, também acredita em seu irmão mas acha que o poder de fogo pode mudar as coisas não só as palavras, ele sempre diz que os fracos não tem vez no mundo.

Mas do lado dos heróis temos os especialistas, que são aliados muito poderosos que ajudam nas missões, cada um tem sua habilidade especial, mas o grande destaque é para os animais, Boomer (cachorro), ChuChu (Puma) e X Burger (Urso Cinzento).

O que mais se destaca em Far Cry é o incentivo a exploração, não é apenas um mapa cheio de coisas acontecendo e sim cada coisa que está acontecendo tem um significado. São inúmeras missões que você consegue através do mapa e muitos desafios também, para concluir todas elas. A liberdade que você tem no mapa e na “ordem” que quer jogar o game é algo que jamais vi antes, a grande maioria dos jogos de mapa aberto dão uma falsa sensação de liberdade mas você sempre acaba preso em uma linha temporal caso contrário a história não avança. Em Far Cry 5 temos 3 progressos que vão evoluindo por qualquer coisa que você faça no mapa de cada um dos irmãos e quando você atinge um dos marcos na barra de progressão de algum deles  algo acontece.

Assim como Assassin Creed Origins, a Ubisoft acertou tão em cheio em Far Cry 5 que posso dizer que minha opinião é o melhor da série. O jogo tem tantos elementos e o que mais me impressiona, é que todos eles são feitos com muito cuidado. Os responsáveis pelo game disseram que sempre estavam entrando em fóruns e redes sociais para ler as opiniões das pessoas conforme iam soltando os trailers, o jogo foi se adaptando de acordo com a opinião dos fãs e foi entregue um produto quase que impecável.

E não podemos deixar de dizer que além das inúmeras missões, mais de 12 horas da história principal, Far Cry 5 também tem o modo Arcade, que é basicamente um “Far Cry Maker” com itens desse e de outros jogos da franquia que literalmente possibilita a confecção de infinitas mapas que podem ser jogados online com seu personagem do jogo. Vale dizer que o jogo também pode ser jogado em co-op online, inclusive a história.

Agradecimentos especiais a Ubisoft Brasil que nos forneceu uma chave de acesso antecipado para que pudêssemos trabalhar nas analises e conteúdo.

Far Cry 5 está disponível para PlayStation 4, Xbox One e PC via UPlay.

Alexis é um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Comentários

comentários