HACKERS DESBLOQUEIAM PS4 E FAZEM RODAR GAMES DE PS2

Segure seus jogos antigos de PS2 aí!

De acordo com reportagem do site Ars Technica, o sistema criado por hackers que permite rodar games de PS2 no PS4 é basicamente o mesmo que faz o console da Sony emular títulos da linha PlayStation Classics, ou seja, o recurso para a retrocompatibilidade já existia.

O vídeo abaixo mostra o funcionamento do recurso de retrocompatibilidade do PS2 no PS4.

Há alguns anos, os hackers conseguiram rodar o sistema operacional Linux no PS4, mas foi apenas no mês passado que duas equipes de hackers conseguiram liberar o desbloqueio completo do firmware 4.05 do console. Contudo, ainda há problemas em relação às versões e aos modelos do PS4 em que o desbloqueio funciona.

Com esse “exploit” funcionando, a comunidade criou um “pacote de criador”, que recompila os arquivos dos games para ser aceito em um PS4 desbloqueado, e um “homebrew enabler”, que permite baixar e instalar pacotes de códigos direto do videogame. Jogos mais antigos funcionam por meio desse sistema, os mais recentes não funcionam.

Com isso, a mesma metodologia foi utilizada fazer rodar cópias de jogos de PS2, embora exigem uma série de trabalhos extras funcionando para enganar o PS4. Assim, conseguiram usando as mesmas ferramentas que estão dentro do recurso PlayStation Classics e conseguiram usar o emulador para games do PS2.

Ainda não é apenas colocar o disco no PS2 e ele sair rodando no PS4, mas isso mostra que a retrocompatibilidade funcionaria de forma oficial no PS4 caso a Sony decidisse dar suporte.

Em junho de 2017, a Sony disse à revista Time que a retrocompatibilidade é um recurso muito pedido, mas pouco usado pelos usuários, justificando porque não tem interesse de levá-lo ao PS4. O diretor de vendas globais da companhia, Jim Ryan, disse ainda nesta mesma entrevista que ninguém quer jogar um game antigo… será mesmo?

Continuando, Ryan conta uma história de quando participou de um evento de Gran Turismo, recentemente, no qual haviam estações de jogos rodando games da franquia no PS1, PS2, PS3 e agora no PS4. “Os jogos de PS1 e PS2 pareciam antiquados, por que alguém jogaria isso?”.

Atualmente, o PS4 conta com uma biblioteca de games clássicos do PS2 com upscale, suporte a troféus entre outras funcionalidades online, além de jogos do PS3 por meio do serviço de streaming PlayStation Now, não disponível no Brasil. Estes títulos precisam ser readquiridos (ou acessados pela assinatura do serviço), o que não representa, de fato, uma compatibilidade com games de gerações passadas, mas sim um relançamento e/ou port.

E você? Gostaria de ver a retrocompatibilidade funcionando oficialmente no PS4 e consoles futuros?

 

Fonte Ign

Zero

Arquiteto meio frustrado, streamer, youtuber, editor de vídeos, gamer e nerd em tempo integral, Ricardo, conhecido como Zero, sempre foi apaixonado por Star Wars, séries, games e tecnologia. Também adora compartilhar no GameplayRJ seus achados e curiosidades sobre o mundo dos games.

Comentários

comentários