TUDO sobre Star Wars: Os Últimos Jedi no Dicionário Visual do filme

Snoke está morto de verdade? Os guardas pretorianos são os Cavaleiros de Ren? O que é aquela criatura que Luke…ordenha? 

O Star Wars: The Last Jedi The Visual Dictionary responde essas perguntas e dá informações canônicas e explicações sobre diversos personagens, locais, eventos e outros detalhes do filme e do universo Star Wars.

SPOILERS ABAIXO

 

A Localização de Ahch-To

Depois da morte de Luke Skywalker, os únicos seres não dróides na galáxia que conhecem a localização do último lar do Mestre Jedi são Rey e Chewbacca. Agora, todos nós sabemos sua localizão, graças à atualização feita ao mapa da galáxia. Esse mapa também incluí o rota utilizada por Luke para chegar até Ahch-To e o caminho feito pela frota da resistência no último filme.

O planeta está localizado entre a Orla Exterior e as regiões desconhecidas. Traçando um paralelo, Ahc-To se encontra próximo de Endor e Jakku. É interessante ver que o planeta onde se encontra o primeiro templo Jedi não está tão próximo de Jedha, planeta apresentado em Rogue One, de onde são extraídos Kyber Crystals.

 

Bacta ao resgate (de novo)

Após os eventos de O Despertar da Força, Finn se encontra em coma. A primeira vez que aparece em Os Últimos Jedi, o vemos em uma roupa médica dentro de um tubo transparente, que está cheio com Bacta Sintético, o mesmo líquido gelationoso com propriedades médicas que ajudou Luke Skywalker em O Império Contra Ataca. A roupa de emergência parece ter “passado da validade”, o que explicaria ela estar caindo aos pedaços durante o filme.

 

Conexões com Rogue One

A nave de Leia, The Raddus, é nomeada em homenagem ao Almirante Raddus, de Rogue One. A ideia do nome veio do futuro Almirante Ackbar, como homenagem à um outro Mon Calamari que se sacrificou pela Rebelião.

Kaydel Connix promovida

A personagem vivida pela filha de Carrie Fisher aparentemente ganhou uma promoção. Desde sua última aparição em O Despertar da Força, ela ganhou um posto melhor pelo seu “adimirável trabalho durante o ataque à base Starkiller”. É provável que ela ganhe outra promoção após Crait também.

Relíquias dos Quadrinhos

O colar que Poe usa é na verdade, o anel de casamento de sua mãe. Conhecemos a história dos pais de Poe na minisérie de quadrinhos Star Wars: Shattered Empire, na qual os dois lutam pela Rebelião. O anel é feito de aço polido retirado de alguma máquina rebelde. Poe espera que algum dia possa dividir o anel com “a pessoa certa”.

Gravidade no Espaço? Não. Magnetismo!

Alguns fãs ficaram confusos com o fato das bombas da Resistência parecerem cair como se estivessem sob a força da gravidade, ainda que não existe gravidade no espaço. O livro possui uma explicação bem simples para isso. As bombas de protons usadas pelos Esquadrões Carmesim e Cobalto possuem placas magnéticas. Primeiro, elas são empurram as bombas para fora do bombardeiro, e depois as atraem para o alvo (o encouraçado na cena em questão).

 

General Hux mandou matar seu próprio pai

O primeiro nome do General Hux é Armitage, e ele é do sistema Hosnian. Sabemos por outros livros que ele é o filho ilegítimo do General Brendol Hux, o que lhe deu alguns privilégios na infância. Porém, Hux eliminou silenciosamente o próprio pai, o que foi revelado na série que conta a história de Phasma. Armitage Hux , em certo momento, mandou Phasma matar Brendol, seu próprio pai.

A Origem de Phasma

A Capitã Phasma vem do duro mundo de Parnassos. Ela foi criada por uma tribo que vivia nas “rochas escarpadas de Scyre”, local em que apenas os fortes sobreviviam. A Primeira Ordem foi até o planeta e permitiu que ela abandonasse seu povo e escapasse daquele lugar. Em sua nova vida, ela desenvolveu suas habilidades de batalha com uma lança feita de mercúrio.

A Armadura de Phasma é feita do metal da nave do pai de Hux

Capitã Phasma montou sua armadura cromada a partir da estrutura da nave de Brendol Hux, após mata-lo. Essa mesma nave já havia sido utilizada pelo Imperador Palpatine.

Kylo Ren deixou o capacete de Darth Vader para trás

Em O Despertar da Força, vemos Kylo Ren buscando conselhos e ensinamentos dos restos do capacete de Darth Vader, seu avô. Ele teve de viajar uma grande distância para recuperar o capacete, mas pode estar deixando o passado para trás, como o próprio personagem indica no filme. O livro revela que Kylo Ren não levou o capacete para seus novos aposentos na Supremacy, nave do Líder Supremo Snoke, após ser transferido da Finalizer. Talvez Kylo não esteja pronto para encarar a face do avô antes de se recuperar de seus fracassos.

A Nave de Snoke é a base principal da Primeira Ordem

A Supremacy, nave do Supremo Líder Snoke, é o único Star Destroyer Mega Class existente. Suas asas se erguem por mais de 60 quilômetros de envergadura, fazendo a nave parecer mais uma base espacial. Diferentemente do Império, a Primeira Ordem não possui uma base principal, já que Snoke prefere liderar todo seu exército de sua um tanto intimidadora nave espacial. A Supremacy foi mantida em segredo da Resistência, escondida nas regiões inexploradas, mascarando sua sinatura ao se esconder próxima de estrelas de muita energia.

A Luz Vermelha do Encouraçado

No filme, podemos ver uma luz vermelha dentro da ponte de controle do Encouraçado. A razão para essa luz, é ajudar a visão noturna dos artilheiros, já que eles buscam o alvo em diferentes regiões da imensidão escura do espaço.

Você provavelmente não viu como Snoke realmente é, então… Ele está mesmo morto?

Apesar do que se acreditava, o Líder Supremo Snoke não é um Sith. Além disso, o livro diz que “quaisquer fragilidades que tenham arrasado seu corpo estão minimizadas pela gigantesco tamanho no qual ele normalmente se projeta. Poderia Sonke estar se projetando através da Força, de algum outro lugar? Estaria ele realmente morto? Que as novas teorias comecem!

Quem são os Guardas Pretorianos? Eles podem ser os Cavaleiros de Ren?

A Guarda Pretoriana consite em oito soldados de elite, que nunca abandonam a presença do Líder Supremo. Dividos em quatro pares, cada par com uma arma diferente, são a última linha de defesa de Snoke. As origens e identidades dos Guardas Pretorianos são desconhecidas, escondidas através de seus uniformes. O nome é datada desde antes do 14º Emperador Artisan, de Kitel Phard.

É possível que os outros estudantes treinados por Luke, que seguirão Ben Solo e se tornarão os Cavaleiros de Ren, se tornarão estes soldados de elite? Parece que os antigos alunos de Luke bateriam de frente contra Kylo e Rey, apesar de que se esses fossem amigos de infância de Kylo Ren, tavlez a batalha deveria ter tido um viés mais emocional.

Como a Armadura dos Guardas Pretorianos refletem Sabres de Luz

A Guarda Pretoriana usa uma armadura dividida em várias camadas laminadas de alta técnologia, lotada de condutores que, quando energizados, criam um campo magnético que podem refletir tiros de blaster e até mesmo ataques de sabres de luz.

O Colar de Rose representa seu lar

Rose Tico e sua irmã, Paige, usam colares que são símbolos do sistema Otamok, representando Hays Minor. A peça, como comentada no filme, é feita de Metal Haysiano, um metal de transição que é altamente condutivo.

O Anel da Rebelião de Rose

Existe uma história secreta por trás do anel de Rose Tico. De acordo com o livro, é uma antiguidade da Guerra Civíl Galática, que era usada para mostrar apoio à Rebelião nos corredores do Senado Imperial.

A Criatura que Luke… ordenha

As criaturas das quais Luke tira o leite em Ahch-To se chamam Thala-Sirens. Eles são grandes mamíferos marinhos, encontrados comummente pegando sol ao longo das pedras na Ilha Templo, em Ahch-To. Eles produzem um nutritivo leite verde, que vemos Luke retirar no filme.

Tudo que aprendemos sobre as Cuidadoras

A criaturas vestidas em roupas de freiras e com caras de peixe são chamadas Lanais. Elas são parentes distantes dos Porgs, outros seres do planeta Ahch-To. Por milhares de anos, uma população de cuidadoras femêas têm vivido na parte norte da ilha templo, e são devotadas à cuidar das antigas estruturas. Elas não parecem ter os poderes da Força, ainda que possuam a “estranha habilidade de ler as intenções dos novos visitantes da ilha.”

Os Lanais machos são caçadores e coletores, que passam a maior parte do tempo no mar, dentro de barcos feitos por eles mesmos. As fêmeas são descritas como mais empáticas e espirituais. Os machos e fêmeas interagem apenas em um dia do mês, quando os homens retornam do mar com a leva de peixe. A reunião se transformou em um festival com música, comida, dança e romance. Uma cena de uma dessas festas foi retirada do filme.

Alcida-Auka é a matriarca das cuidadoras, posição que ela adquiriu desde um incontável número de gerações.

A X-Wing de Luke

A porta da cabana de Luke na ilha templo em Ahch-To é na verdade feita de alguma parte de sua X-Wing submergida. A ideia da X-Wing de Luke submergida foi levantada em 2013, para O Despertar da Força. A ideia foi reexplorada em Os Últimos Jedi, e é apresentada com Rey encontrando a nave de Skywalker, enquanto caminha pela ilha. Inicialmente, a nave deveria estar na caverna, deixada de lado e enferrujada. 

A imagem da X-Wing debaixo d’água não é apenas uma referência ao Episódio V como também representa o comprometimento de Luke com o próprio exílio. A T-65 destruída significa que Luke queria que não existe nenhuma forma de sair de Ahch-To, nem se ele eventualmente mudasse de ideia. Por isso, Luke utiliza a projeção astral para enfrentar Kylo Ren.

Luke pediu à Leia que fosse sua primeira aluna

Assim que Luke abriu sua escola Jedi, ele queria que sua irmã Leia fosse sua primeira aluna. Ela recusou a oferta, considerando que sua família e o futuro da Nova República eram mais importantes do que seu treinamento Jedi. Enquanto Leia passou seu tempo com política e família, ela ainda desenvolveu algumas habilidades com a Força.

O novo penteado da General Organa contêm uma trança de luto Alderaaniana, que podemos assumir ser por causa da perda de Han Solo.

O Jedi Prime

O mosaico apresentado no filme representa a figura do Jedi Prime, o primeiro em toda a ordem, em um estado de meditação e equilíbrio. Inicialmente, o mosaico encoberto pela água deveria ter o símbolo da rebelião, mas evoluiu para algo mais inspirado no Budismo, mostrando o primeiro Jedi, o Jedi Prime. Ele medita segurando um sabre de luz, que de um lado representa o lado da luz da Força, e o outro o ladro negro.

O Decodificador Mestre

Finn e Rose vão até o Cassino de Canto Bight para achar o Decodificador Mestre, mas acabam sendo presos e encontram DJ. Rian Johnson confirmou que DJ não é a pessoa que Maz Kanata os mandou procurar. A identidade do Decodificador Mestre não é conhecida por ninguém.Ele postou toda as suas informações pessoais em uma rede pública, e a codificou com um código  biohexacriptografado. Ao lado, uma mensagem:

“Quem conseguir decodificar esses dados está convidado à tomar meu lugar como Decodificador Mestre.”

Nunca ninguém conseguiu. O cassino deixa que ele jogue jogos de dados, mas não pode jogar qualquer um dos jogos eletrônicos.

Mais sobre os Fathiers

Os Fathiers se erguem por 3 metros de altura e podem chegar a velocidades de 75 quilômetros por hora. Esses animais são usados para corridas, em que as pessoas apostam no animal que vencerá, em Canto Bight. Suas orelhas grandes, e semelhantes à asas, os ajudam a dissipar o excesso de calor no corpo e também servem como lemes de direção aérea durante as corridas.

As Crianças em Canto Bight

Como aquelas crianças acabaram trabalhando em estábulos em Canto Bight? De acordo com o livro, elas foram abandonadas por apostadores que não tinham mais como pagar as dívidas. Eles ouviram as histórias de Luke Skywalker enfrentando os AT-M6 em diferentes versões, de viajantes vindos de diferentes sistemas.

Por que Poe não ficou sabendo do plano?

Provavelmente uma das maiores críticas ao roteiro de Os Últimos Jedi é que não existe razão para Poe não ser informado sobre o plano de Holdo. De acordo com o livro, a localização de Crait havia sido apagada dos mapas estelares, e era guardada como um segredo que apenas Holdo e Leia sabiam. Por isso, apenas as pessoas que sabiam da localização do planeta precisavam saber de todo o plano.

O Canhão de Superlaser

A arma de cerco que a Primeira Ordem utilizou para entrar na base da Resistência, em Crait, tem 200 metros de comprimento e é uma versão miniatura do laser da Estrela da Morte. O laser é carregado por reações de Kyber Crystal compostas.

Postagem adaptada e traduzida do site Slash Film.

Kcanibu

Na internet, Kcanibu é um youtuber, gamer e editor de vídeo apaixonado por tudo que envolva efeitos especiais e muito CGI. Fora da internet, Miguel cursa jornalismo na faculdade, lê todo e qualquer livro que apareça em sua estante e gasta as poucas horas que sobram vendo filmes e séries, e tentando escrever algo que preste.

Comentários

comentários