ATIVISTAS BRITÂNICOS CRITICAM TRAILER DE DETROIT: BECOME HUMAN

Ativistas dizem “Imagens abusivas estão encorajando violência e abuso” em Detroit: Become Human

Durante o evento da Paris Game Week, um novo trailer de Detroit: Become Human foi divulgado, mostrando uma cena em que vemos os conflitos entre Todd, um pai violento, e Alice, uma criança indefesa, que precisa ser protegida por uma androide doméstica, Kara. Toda a situação que foi retratada pelo game se tornou assunto de discussão e críticas no Reino Unido, o que chamou a atenção de ativistas e até mesmo das autoridades.

O fundador da Associação Nacional de Pessoas Abusadas na Infância, Peter Saunders, declarou (via Eurogamer): “Sabemos que games são jogados por crianças e, com espanto, a proliferação de imagens libertinas e abusivas está, na verdade, encorajando violência e abuso”. E disse mais:  “Sabemos que o abuso em todas as suas formas está crescendo, então por que não ajudar a enfrentá-lo de forma construtiva ao contrário de sensacionalizar e ganhar dinheiro com isso?”


Já Damian Noel Thomas Collins, membro do Comitê Seletivo de Cultura, Mídia e Esporte do parlamento do Reino Unido, insiste que abuso doméstico é algo que não deveria estar em games. “É totalmente errado que a violência doméstica esteja em um vídeo game, independente da motivação. Violência doméstica não é um jogo e isso simplesmente a banaliza”, declara Collins. “Me preocupo que as pessoas que jogam e que já tenham sofrido abusos usarão este game para moldar a maneira como lidam com os abusadores. É perigoso plantar uma semente na mente das pessoas de que a forma correta de lidar com abusadores é usar a violência.”

Em entrevista para o Daily Mail, Dame Esther Rantzen, fundadora da Childline, pede que a Sony tire a cena em questão da versão final de Detroit ou que as vendas do game sejam canceladas. “Violência contra crianças não é entretenimento. Não é um jogo. É um verdadeiro pesadelo para milhares de crianças que precisam viver esses tipos de situações. Os criadores desse game deveriam estar profundamente envergonhados. Acho perverso. Quem pensa que bater em uma criança é entretenimento?

David Cage, a mente por trás dos games da Quantic Dream, é o chefe de desenvolvimento de Detroit: Become Human. Durante a Paris Game Week, ele defendeu o game em entrevista ao Eurogamer, dizendo sempre tenta contar uma história que “seja importante, comovente e interessante”. “O meu papel como criador talvez seja entregar algo que as pessoas não estejam esperando. Estou criando algo que acredito que seja comovente e significativo. Acho que as pessoas deveriam ver a cena, jogar o game e ver o contexto para realmente entender o que está acontecendo. A regra que carrego é para nunca glorificar violência ou entregar algo sem motivo. É necessário que tudo tenha um propósito, um significado”, explica David. 


Vivemos em uma sociedade altamente sensível a extremos e uma geração completamente conectada a tecnologia conforme ela avança, é extremamente importante nos conscientizarmos sobre as situações do nosso cotidiano, sem esquecer os problemas que constantemente afetam nossa sociedade. Cage sugere exatamente isso para Become Human, mostrando e nos colocando no comando de situações “reais” que possamos ou não vivenciar. Detroit: Become Human será lançado para PlayStation 4 em 2018.

 

Fonte Eurogamer

Fonte Ign

Arquiteto meio frustrado, Streamer na TwitchTv, YouTuber, editor de vídeos, gamer e nerd em tempo integral. Ricardo, conhecido como Zero, sempre foi apaixonado por Star Wars, séries, games e tecnologia. Também adora compartilhar no GameplayRJ seus achados e curiosidades sobre o mundo dos games.

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