Assistimos | O Escândalo

Confira a nossa análise completa do filme indicado ao Oscar 2020

O Escândalo é um ótimo filme que traz temas bastante relevantes e atuais como o assédio sexual e quadro sócio-político polarizado atual. O filme está indicado em três categorias do Oscar 2020 (confira a lista completa aqui): Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Cabelo e Maquiagem. O longa tem três grandes atrizes protagonistas: Charlize Theron, Nicole Kidman e Margot Robbie, além de um elenco coadjuvante competente com destaque para John Lithgow no papel de Roger Aisles, CEO da Fox News. Vale avisar que nossa análise não tem spoilers e faz parte da série de Indicados ao Oscar 2020 do GamePlay RJ. A trama segue a investigação sobre uma denúncia de assédio de umas das repórteres da emissora, além do ambiente tóxico de trabalho. Outro ponto interessante do filme é a eleição de Donald Trump à eleição dos EUA, bem como seu comportante polêmico de direita. Além dos temas muito relevantes, o filme tem uma narração com quebra da quarta parede das personagens que remete a um programa jornalístico e um ritmo dinâmico que mantém o espectador interessado. A atuação de Charlize Theron merecia um Oscar facilmente por Melhor Atriz, seja por sua intensidade ou pela sua impressionante transformação física. Confesso que ainda não tinha lido muito sobre a trama, mas estava ciente do tema e da presença da atriz. O filme passando e comecei a me perguntar onde ela estava, até que me dei conta que só poderia ser ela. Além da transformação pela maquiagem, relatos na internet dizem que ela inclusive imita os maneirismos da ex reporter Megyn Kelly. E se você acha que estou exagerando, confira a comparação das duas a seguir, sendo Charlize Theron a localizada à esquerda.

Nicole Kidman também sofreu uma transformação que embora seja um pouco mais discreta é um trabalho bastante impressionante. Acho que não seria surpresa um Oscar para Melhor Cabelo e Maquiagem dessa grande equipe. Além das transformações há todo um trabalho de maquiagem profissional já que a Fox News tem várias mulheres na equipe. Além disso, Nicole entrega uma atuação alternando entre dramática e dissimulada, e em alguns momentos, explosiva já que a denúncia do assédio parte dela. E do trio de protagonistas, me perdoem os fãs, mas Margot Robbie é o elo mais fraco. Vejo pouca mudança na atuação dos trabalhos de Margot sempre fazendo a mulher bonita e/ou rebelde que em algum momento tem algumas cenas dramáticas. No caso do presente filme são duas: uma cena de assédio que realmente bastante intensa e uma ligação para uma colega de trabalho que faz as vezes de confidente/one night stand. Acho completamente inadequada a Melhor Atriz Coadjuvante. sua indicação perto de Nicole Kidman que é muito superior. E se parece que perdi algum tempo analisando a atuação das atrizes é porque elas carregam o filme nas costas. Além das atuações destas mulheres talentosas, o tema do poder da mídia, incluindo a possibilidade de influenciar nos resultados é extremamente atual e relevante. Ainda que não seja novidade, o comportamento extremamente inadequado de Trump em relação as mulheres casa perfeitamente com a trama sobre assédio. Também é interessante a questão de até onde estamos dispostos a ir por manter um trabalho. Além do assédio sexual, também está presente o assédio moral e a ambição do estrelato na TV. John Lithgow faz um chefe extremamente escroto, machista que faz questão de ser desagradável. Ainda que aparente ser uma personalidade conhecida, é um pouco distante para nós e é dificil julgar o mérito de adaptação ou de licença poética, mas ele cumpre muito bem seu papel da trama. No demais, algumas viradas na trama, nada muito surpreendente, a não ser um leve plot twist no final. Mas ao lado de Parasita, e Bacurau, O Escândalo traz um assunto que se por um lado também não é novidade, tem que ser realmente exposto, pois são temas que estão ao nosso redor e que muitas vezes passam despercebidos. Vale a pena conferir e espero que ao menos seja agraciado com o prêmio técnico, já que nas categorias de atrizes há algumas favoritas já agraciadas nos outros prêmios. Fiquem ligados para mais novidades sobre filmes e do Oscar 2020, a qualquer momento, aqui no GamePlay RJ.

Químico, pai e professor no mundo real, Felipe, vulgo Nerd sempre foi apaixonado por quadrinhos,cinema e TV. Também adora escrever e discutir sobre os temas nas horas vagas, o que o trouxe a GameplayRJ, sua morada na internet.

Comentários

comentários